PORTAL DO CLIENTE

Por que imóveis sem vaga estão ganhando atenção no mercado?

15 de setembro de 2021

Por que imóveis sem vaga estão ganhando atenção no mercado?

Até há pouco tempo, comprar um apartamento sem vaga de garagem em São Paulo era coisa de outro mundo. Este aspecto baixava bastante a atratividade do imóvel e, consequentemente, o seu preço. Mas a realidade dos congestionamentos e do boom das novas alternativas de transportes fez com que os imóveis sem vaga passassem a ganhar a atenção dos moradores de grandes centros urbanos, e é o que veio acontecendo também no coração da capital paulista.

O número de paulistanos que decidiram abandonar o carro só aumenta, especialmente entre aqueles que moram no centro expandido, próximos a estações de metrô, corredores de ônibus e ciclovias. O Novo Plano Diretor também tem influenciado na oferta de vagas nos novos prédios de São Paulo. Atualmente, ele estabelece que haja apenas uma vaga por unidade, no máximo.

Ou seja, já não é mais comum aquela realidade de imóveis com 4 ou 5 vagas na garagem. Não somente porque esse público consumidor é cada vez mais restrito, quanto porque há um efetivo problema sobre a falta de espaço urbano para as grandes construções, o que acaba por favorecer a construção dos chamados studios, que refletem um novo estilo de vida no perfil de famílias, que atualmente são menores e com uma tendência a valorização da mobilidade.

É por isso que o mercado imobiliário veio acompanhando essa mudança ao longo dos últimos anos, registrou aumento de mais 265% na construção de imóveis sem vaga, entre 2014 e 2018, de acordo com o Grupo ZAP. Em média, um imóvel sem vaga valia 30% menos que um outro similar com espaço para um automóvel na garagem. Mas hoje a diferença é menor.

Há cada vez mais gente que não leva em conta esse aspecto na hora de comprar um imóvel. Além disso, é cada vez mais comum ver casais dividindo um carro, mesmo entre aqueles que têm dinheiro para ter vários automóveis na garagem. Mas este fato e essas mudanças não significam que aqueles imóveis que possuem vaga estão se desvalorizando.

É nesse sentido que as construtoras, incorporadoras e as imobiliárias vêm apostando em apartamentos sem vaga, comum entre os lofts e studios ou apartamentos de um dormitório.

Ao contrário de tratar-se de uma desvantagem, tem sido “a menina dos olhos” do último período.

Além disso, é um fato que a tecnologia fez a gente revisitar o modo como vivemos hoje. E o fato de algumas pessoas optarem por imóveis que não têm garagem tem uma relação direta com tudo isso, pois, com a facilidade da tecnologia, hoje em dia é possível fazer compras de supermercado via aplicativo, ou até mesmo solicitar algumas compras da farmácia, assim como os serviços de comida e entrega em geral, e nesse sentido as pessoas têm usado o carro cada vez menos. E aí, o que achou disso? Consegue ver por que não é um ponto de desvantagem?

POSTS RECENTES

15 de setembro de 2021

Por que imóveis sem vaga estão ganhando atenção no mercado?

Até há pouco tempo, comprar um apartamento sem vaga de garagem em São Paulo era coisa de outro mundo. Este aspecto baixava bastante a atratividade do imóvel e, consequentemente, o seu preço. Mas a realidade dos congestionamentos e do boom das novas alternativas de transportes fez com que os imóveis sem vaga passassem a ganhar a […]

1 de setembro de 2021

Contrato Digital no mercado imobiliário

Que a tecnologia já vinha auxiliando o mercado imobiliário é um fato, mas a pandemia acelerou o processo de muita coisa que estava por vir e a assinatura digital foi uma delas.Crescendo cada vez mais no mercado imobiliário, o contrato digital é um mecanismo que funciona dando continuidade nas negociações imobiliárias, que durante a pandemia […]

R. Dr. Guilherme Cristofel, 386
Alto de Santana | São Paulo / SP

11 3476-0007

contato@techzn.com.br

CONTATO

    2  +  2  =  


    SEJA UMA EMPRESA PARCEIRA

    ENTRE EM CONTATO